Sobre a Ansiedade


A ansiedade está ligada ao medo. É uma aflição perante uma sensação de ameaça que muitas vezes não se compreende verdadeiramente. Algo como sentirmo-nos ameaçados sem saber muito bem porquê.

Esta reacção que o próprio não consegue controlar, que é automática e fisicamente expressa, corresponde a uma reacção psíquica e física de autoprotecção por motivos inconscientes. Uma espécie de reacção de aflição automática e autoprotecção quase instintiva, perante a sensação de ameaça que determinada circunstância despoleta em nós.

Tentando explicar melhor: se me vejo perante um leão poderei sentir-me aflito por saber conscientemente que os leões podem atacar; se me vejo novamente perante uma situação que já foi traumática e paralisadora, e que não processei mentalmente e recalquei, poderei sentir-me ameaçado sem conseguir identificar claramente o motivo da intensidade dos meus receios.

Nestes casos, somos nós próprios que estamos em “modo auto-protecção,” sem sequer nos apercebermos disso.

A intensidade desta aflição está ligada à convicção de não ter recursos próprios para lidar com tal, ou tais ameaças.

Perante a dinâmica que acima se descreve, temos dois desafios pela frente: analisar o que se teme passando por todas as emoções associadas à situação ou situações stressantes e traumáticas; e descortinar recursos próprios, e do meio, atuais e realistas, para lidar com as circunstâncias causadoras de aflição.

Dora Bicho – Fevereiro 2016
http://campopsicologico.blogspot.com/


Comentários